SEB – Simpósio de Educação Básica do ColuniUFF

O SEB (Simpósio de Educação Básica do Coluni-UFF) é um evento anual, gratuito e que, este ano, em sua quarta edição, será realizado de modo on-line nos dias 12, 18, 24 e 30 de novembro de 2021. Nesta edição, uma novidade: a submissão de trabalhos, que será aberta a quaisquer profissionais que desenvolvam ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Básica.
Considerando os impactos causados pela COVID-19, o evento tem como tema “Cenários da Educação Básica na Pandemia: Práticas Educacionais e Vivências Pedagógicas” e reverbera a importância do diálogo e das narrativas sobre as implicações deste contexto no cotidiano escolar, com vistas a pensarmos caminhos possíveis para um futuro próximo, focando na valorização e divulgação do que a educação básica é capaz de produzir, mesmo em tempos de negacionismo científico.

Para mais informações, acesse a página eletrônica do evento:  https://www.even3.com.br/ivsebcoluniuff2021/  ou envie um e-mail para extensaocoluniuff@gmail.com

A programação será veiculada pelo Youtube: https://www.youtube.com/quarentuniuff

O primeiro Simpósio – I SEB -, criado no ano de 2018, apresentou-se com a característica singular de uma ação de extensão voltada para a formação docente, envolvendo a comunidade escolar do COLUNI-UFF, licenciandos, docentes de outras unidades da UFF e Instituições de Ensino, especialmente da Rede Municipal de Ensino de Niterói, com o tema Desafios da Profissão Docente.

No ano de 2019, o II SEB já se configurava como uma ação de extensão com identidade permanente do COLUNI-UFF e abordou questões que giravam em torno do tema Currículo em Foco

No ano de 2020, no III SEB, considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que se refere a evitar as aglomerações, principalmente em espaços fechados, devido à pandemia mundial decorrente do COVID 19, reconhecemos a impossibilidade da realização do evento de forma presencial. No entanto, entendeu-se a urgência em discutir sobre o presente e o futuro da Educação Básica em tempos de pandemia assim como sobre as ações possíveis no contexto atual para se realizar uma Educação Popular, desenvolvendo-se o tema A Educação Básica em tempos de Pandemia: desafios, insubordinações e resistências.

Em 2021, com a pandemia ainda em curso, o IV SEB se propõe a continuar a discutir o cenário da Educação Básica em tempos de pandemia, em movimento ocular de 360º, para tentar entender as implicações deste contexto na vida escolar e na sociedade ao longo deste período, discutindo o presente com vistas a buscar caminhos para um futuro próximo, focando na valorização e divulgação do que a educação básica é capaz de produzir, mesmo em tempos atípicos. Por isso, o tema escolhido foi Cenários da Educação Básica na Pandemia: Práticas Educacionais e Vivências Pedagógicas.